10/02/11

Visita de Estudo à Estação Litoral da Aguda

Na sexta – feira, dia 28 de Janeiro de 2011, nós, alunos do terceiro ano, fomos  fazer uma visita de estudo á Estação Litoral da Aguda ( ELA ) . Também nos acompanhou a mãe da Eva e a assistente operacional D. Celeste. Nesta visita de estudo utilizamos como meio de transporte o autocarro da C. M .O .
Quando chegámos ficamos pasmados com o Museu da Pesca porque tinha enormes e variadas colecções ligadas ao mar e á pesca : canas, iscos, arpões ,fisgas e anzóis ; redes, diversos utensílios para capturar diferentes espécies de seres marinhos; miniaturas de embarcações da Aguda; agulhas para consertar as redes, armadilhas e muitos apetrechos de pesca
Também vimos corais extraordinários, trazidos das Caraíbas e de outros locais; conchas e búzios de diferentes tamanhos, cápsulas de ovos de raia e diversos cruatáceos: lavagantes, caranguejos, sapateiras e lagostins. Havia um quadro muito curioso porque tinha as mudas do exoesqueleto do lavagante (Homarus Gamarus).
            Entrámos no espaço da exposição dos aquários e o senhor Pedro explicou-nos que haviam aquários de água salgada e de água doce. De um aquário para o seguinte a profundidade aumentava 5 m.
No aquário 1 (poças de maré) habitam o camarão, a ranhosa, a tainha e as anémonas.
No aquário 2 (10 m de profundidade) habita o sargo e a barroeira. A barroeira é uma construção feita por uma minhoca que segrega uma baba que serve para fazer uns tubos de areia. Aprendemos que não devemos destruí-la porque 143 espécies de seres vivos dependem da barroeira.
            No aquário 9 a 35 m de profundidade habita o polvo que é considerado um animal muito inteligente e a tartaruga vive a 40 m de profundidade.
A visita foi muito interessante porque vimos coisas espetaculares e deixou-nos água na boca para irmos lá com os nossos pais.

1 comentário:

flávia catarina silva oliveira disse...

eu gostei muito de ir visitar a Estação litural da aguda porque fiquei a aprender coisas novas