Visita da avó do João
No dia 9 de Novembro de2010 a D. Maria do Carmo veio à nossa escola falar da sua profissão. Maria do Carmo vende peixe há 35 anos. Antes de ser peixeira foi costureira e trabalhou como auxiliar na nossa escola. Ela ganhava 120 escudos por mês. Como ganhava muito pouco, decidiu dedicar-se à venda de peixe. Vende: faneca, petinga, cavala, robalo, dourada, lula, solha, polvo e sardinha. Nós vimos e mexemos em alguns destes peixes. Gostamos de ver alguns órgãos como o coração, o fígado, as guelras e outros órgãos.
Antigamente, as peixeiras iam para a praia esperar que as juntas de bois trouxessem as redes. As juntas de bois eram 12, o que significa que os bois eram 24.
As peixeiras espalhavam-se na areia para escolher o peixe. Para não se picarem ao peixe-aranha, elas cortavam a cabeça das lulas e enfiavam-nas nos dedos, não fossem eles aparecer e pregar-lhes uma partida!
Para amanhar o peixe são precisos vários utensílios: escamador, antes de madeira e agora de inox, tesoura e uma faca de bico.
Quando vai à lota de Matosinhos, levanta-se ás 02:00 da manhã para ir buscar o peixe. Nos dias em que não vai levanta-se ás 06:00 da manhã.
A vida de peixeira é difícil e dura.
Nós gostamos muito da visita especialmente de tocar no peixe.
Foi excelente!
1 comentário:
A visita da avó do João foi emocionante.Tomás
Enviar um comentário