Este ano a nossa turma vai, na área de Projeto, trabalhar o tema mar. Descobrimos que na nossa turma havia alguns alunos que tinham familiares ligados ao mar. Na sexta-feira dia 29 de Outubro, veio o pai do Gonçalo Filipe.
Ficamos a saber muitas coisas. O senhor Hélio trabalhava num café e aos 23 anos começou a dedicar - se à pesca. Há diferentes redes para capturar diferentes espécies de peixes. Ele pesca na ria e no mar. Na ria pesca enguias, bivalves como o berbigão e a amêijoa; caranguejos, lampreia, linguado e chocos. No mar pesca dourada, sargo, robalo e choco. A rede para apanhar o choco coloca – se de manhã e recolhe – se à noite. A rede para apanhar enguias chama – se galricho. Ficamos a saber que não se pode pescar todo o ano. As enguias, os bivalves e os caranguejos apanham – se de Setembro a Março.
Também na pesca é preciso segurança. É obrigatório a bóia, a lanterna estanque, a navalha de pontas redondas, os coletes e a caixa de primeiros socorros. Os very lights são usados em situações de perigo, para pedir ajuda.
Todos nós gostamos imenso de tocar nas redes, de ver os very lights, de vestir o colete e de sentir o peso da bóia.
Foi excelente, produtiva, interessante e emocionante! …
Sem comentários:
Enviar um comentário