Hoje fizemos uma experiência de ilusão de óptica, chamada «passarinho na gaiola». Realizou - se deste modo: numa folha de papel, cortámos dois círculos iguais. A seguir, desenhámos um pássaro num círculo e uma gaiola no outro (a gaiola tem de ser ligeiramente maior que o passarinho, para o truque funcionar). Colámos o pássaro e a gaiola em posições invertidas, costas com costas.Depois, com um compasso, fizemos dois furos dos dois lados da gaiola e passamos uma linha em ambos os furos de ambos os lados dando um nó em cada ponta da linha. Segurando o fio pelos nós, com o disco pendurado, fizemo-lo girar até o fio ficar bem torcido. Puxamos firmemente o fio, fazendo-o girar muito depressa. Então vimos o passarinho na gaiola. Isso acontece porque, quando vemos uma imagem, ela demora um décimo de segundo a desaparecer, e como o círculo roda muito rápido, o cérebro não as consegue separar e por isso, em vez de ver duas imagens, vê apenas uma: o passarinho na gaiola.
Texto construído pela Eva
Franclim |
6 comentários:
Eu adorei fazer esta experiêñcia porque ao rodar o passarinho aparece dentro da gaiola e isso é muito divertido.
Eu gostei de fazer esta experiencia porque quando rodamos o passarinho nos nao comseguimos ver as duas imagems por isso vimos so uma imagem o passaro na gaiola
eu adorei fazer esta experiência de ilusão de óptica.Ás vezes o cérebro prega-nos partidas.
Eu adorei esta atividade porque nunca tinha feito uma atividade tão gira.
A experiência que fizemos foi alucinante porque quando a professora disse que o pássaro ia estar na gaiola, pensava que estava a falar de outra coisa.
Adorei fazer esta experiência
Enviar um comentário