06/02/12

Visita ao Jornal Notícias

Os alunos do 4.º ano da EB do Furadouro e os alunos do 4.º ano da EB de Habitovar uniram esforços e realizaram uma viagem em conjunto ao Jornal de Notícias, no Porto. Foi uma visita interessante, embora estivessem à espera de participarem mais e verem ao vivo como se faz um jornal. No entanto, valeu a pena.

No dia 1 de fevereiro a nossa turma em conjunto com a turma do quarto ano da escola da Habitovar, foi visitar o Jornal de Noticias, ao Porto. Fomos de autocarro e cada menino pagou 3,50, no total gastamos 70 euros.

            Na viagem passamos na ponte de Arrábida sobre o rio Douro. Também passamos pelo Palácio de Cristal onde se encontrava uma exposição sobre dinossauros. Atravessamos a avenida dos Aliados e vimos muitos edifícios altos e muitos antigos, cujas fachadas eram de granito. No cimo da rua, era o edifício da Câmara Municipal do Porto. Gostamos de ver a Torre dos Clérigos, o Tribunal, o Teatro Serva Trupe e o Hospital de St. António.

            Nas instalações do JN estivemos na sala media-lab. Vimos um vídeo sobre a evolução do Jornal até 1889e o segundo sobre como é feito um jornal. Também aprendemos muitas coisas: quando começou a ser publicado só tinha 4 páginas e custava 10 reais. 

            O JN é um jornal diário e generalista porque trata de todos os assuntos, e a primeira página do jornal tem sempre assuntos de desporto, política, sociedade, economia e segurança. A redação do jornal está aberta 24h por dia. Quando há uma notícia de última hora importante, o fecho da edição é  mais tarde durante o dia, quando há pouco trabalho, os jornalistas telefonam aos bombeiros, á polícia, ao INEM e aos hospitais para saber se há acontecimentos que mereçam ser publicados. O piquete da noite faz a mesma coisa de 2 em 2 h.
            O jornal é todo feito no computador e depois é enviado para a gráfica (Maia e Lisboa) para ser impresso.  







1 comentário:

Sofia Escudeiro disse...

Adorei ir ao j.n.
Foi imocionante.