17/05/11

Visita ao Centro de Ciência Viva do Furadouro

Agradecemos à coordenadora pedagógica do Centro de Promoção Social do Furadouro pela possibilidade que deu a todas as turmas da nossa escola de podermos aprender coisas muito interessantes sobre ciência e sobre física. O avô Carlos que é o nosso amigo cientista e que tem muta paciência, mostrou-nos alguns mecanismos que ele construiu e que são úteis e facilitam o trabalho, diminuindo o esforço, no nosso dia a dia como por exemplo: alavancas, roldanas, rodas dentadas, plano inclinado, etc.
A tesoura, o quebra noz,  a mola da roupa, o abre-latas, funcionam como alavancas.


alavanca


Utilizamos roldanas na construção para transportar pesos para um sítio elevado, mas também em casa, para subir o estendedor carregado de roupa. Aprendemos que antigamente, as roldanas eram muito utilizadas para tirar água do poço.
 
Roldana ou pólia
As rodas dentadas servem para aumentar ou diminuir uma força e para alterar a velocidade de rotação. Vemos a funcionar rodas dentadas nas bicicletas e podem ser usadas várias de tamanhos diferentes. A invenção do relógio constituiu uma das importantes aplicações das rodas dentadas.


Rodas dentadas
        O registo da Carolina H. foi assim:
No dia 12 de maio fomos ao Centro de Ciência Viva  do Furadouro e vimos muitas experiências.

Desenho da Carolina Horta
A  minha preferida foi o «Sarilho» (C), uma experiência que se dava à manivela e a «Máquina», puxava um fio para cima. Também gostei duma que tinha duas esferas, tinha um caminho direito e outro torto (A). Quase todos pensavam que ia chegar primeiro a esfera que ia a direito mas enganaram-se. Aconteceu isto porque a que ia a torto tinha lanço.
         O avô Carlos só usa materiais recicláveis principalmente pedaços de madeira que iam para queimar.
         Nós gostamos muito desta visita e de todas as experiências que vimos.


        


            Carolina Horta


2 comentários:

Anónimo disse...

Quem fez um comentário tão negativo deve ter a coragem de se identificar, enumerar o que está uma «porcaria» e dar sugestões para fazer melhor.
Criticar de forma negativa é fácil... Difícil é fazer melhor!

Luis Henrique disse...

Gostei de aprender mais sobre esta róbotica porque eu adoro róbotica