10/05/11

Dialogar a criar e a brincar

\A professora ontem dia 9 propôs fazermos um trabalho de grupo: imaginarmos um diálogo entre uma menina, a letra A e outro personagem criado por nós. Formamos sete grupos mas os diálogos não sairam lá muito bem. Estávamos pouco inspirados... disse a professora!
Então hoje, todos juntos, melhoramos o diálogo imaginado pelo grupo da Carolina H., da Sofia Jesus e da Mariana. Ficou assim:

Era uma vez duas irmãs gémeas a caminho do primeiro dia de aulas do seu 1.º ano. Encontraram a letra A e uma das irmãs perguntou:
            — O que é isto Catarina?
            — Pergunta-lhe Raquel.
            — Olá! Sou a letra A e gosto muito de beber chá.
            — Parece-me que o teu lugar não é aqui. Que te aconteceu?
— Estávamos, eu e as minhas irmãs, numa história de um livro do Tomás. Entretanto, ele assustou-se com um monstro que comia criancinhas e atirou o livro para o chão.
— E a seguir? Conta … Desembucha…
— O Tomás não nos viu e deu-nos um grande pontapé que nos fez voar pela janela fora. Eu aterrei nas tuas trancinhas Catarina e as minhas irmãs nunca mais as vi.
— Vamos ajudar-te a encontrá-las.
Entretanto começou a chover e o A, muito aflito, pediu para procurarem rapidamente as irmãs porque se não iriam todas desaparecer.
Foram para casa das gémeas e ao pegarem no chapéu de chuva, encontraram bem abrigadinhas o I, o E, o Ó e o U.
— Já está quase na hora de entrarmos. Não nos podemos atrasar logo hoje. Eu levo o I no meu iogurte e o É no meu pé.
            — E eu levo o U nas minhas uvas e o Ó nos meus óculos.
            — E eu vou voltar para as trancinhas da Catarina.
            As cinco letras ficaram bem guardadinhas até ao dia em que todos os meninos começaram a aprender as vogais.


 

2 comentários:

Tomás e Gonçalo J disse...

Gonçalo J e Tomás-Adoramos fazer este trabalho

luis silva disse...

concordo com o Tomás e com o Gonçalo este trabalho foi 10 estrelas