No dia seis de Fevereiro a Dra. Daniela, da empresa EGI, veio à nossa escola fazer uma palestra sobre óleo alimentar usado e conhecemos a mascote «Olinhas». A empresa é uma empresa de reciclagem de óleo. A reciclagem é a transformação de resíduos em materiais ou objetos novos. A Daniela utilizou as personagens «Phineas e Ferb » como meio de divulgação porque sabem que esta série é uma das mais vistas. (forma de marketing).
Aprendemos que o óleo vem das sementes de girassol e, depois de usado para cozinhar, se for recolhido pode ser reciclado para fazer várias coisas como Biodiesel, sabonetes, velas, graxa dos sapatos, tintas, etc. Também ficamos a saber porque é que não se devia pôr o óleo no lixo, nem na banca da cozinha. Não se deve deitar no lixo porque quando for para um aterro sanitário vai formar um gás (metano) vinte vezes mais tóxico que o dióxido de carbono e não se deve pôr na banca da cozinha por duas coisas: uma porque pode entupir os canos e outra porque vai complicar o processo de tratamento das águas na ETAR(estação de tratamento de águas residuais). Apenas se pode colocar óleo no oleão; azeite ou óleo de motor ou lubrificantes não se devem colocar.
Os passos para por óleo no oleão são quatro: arrefecer o óleo pô-lo numa garrafa, fechá-lo num saco de plástico e colocá-lo no oleão.
Texto produzido pela Carolina Horta