28/02/12

Desafios matemáticos

A semana passada começamos a aprender a área e partimos da criação de um azulejo num quadrado de 10 cm x 10 cm, de acordo com as seguintes condições: pintar um meio (1/2) de cor vermelha, um quarto (1/4) da área total de cor azul e deixar um quarto (1/4) da área em branco. Vejam os nossos trabalhos ...

Pintamos um quadrado com um decímetro de lado (decímetro quadrado) de acordo com as seguintes condições: 1/4 de cor verde, 1/4 de cor vermelho, 1/4 de cor branco e 1/4 de cor azul. Depois, aos pares, no quadro,  fizemos vários exercícios sobre área e perímetro:
  • Construímos dois retângulos com áreas e perímetros diferentes

  •  Construimos duas figuras com o mesmo perímetro mas com áreas diferentes.

  •  Construímos duas figuras em que uma tinha o dobro da área da outra.

Também fomos ao recreio desenhar, em grupo, o metro quadrado.

Outra atividade que fizemos foi decorar um quadrado 14 cm x 14 cm.

10/02/12

As pavimentaões de Escher

A propósito do projeto «Cadeiras de Ovar» , pesquisamos sobre pavimentações e vimos na internet as maravilhas criadas pelo artista gráfico holandês Escher. Inspirados no seus trabalhos selecionamos um e criamos o nosso painel. Ainda precisa de aperfeiçoamento mas gostamos muito desta proposta.
Escher - artista gráfico holandês


Ora vejam...

08/02/12

Conhecer o «Olinhas» e a recolha de óleo

No dia seis de Fevereiro a Dra. Daniela, da empresa EGI, veio à nossa escola fazer uma palestra sobre óleo alimentar usado e conhecemos a mascote «Olinhas». A empresa é uma empresa de reciclagem de óleo. A reciclagem é a transformação de resíduos em materiais ou objetos novos. A Daniela utilizou as personagens «Phineas e Ferb » como meio de divulgação porque sabem que esta série é uma das mais vistas. (forma de marketing).
                Aprendemos que o óleo vem das sementes de girassol e, depois de usado para cozinhar, se for recolhido pode ser reciclado para fazer várias coisas como Biodiesel, sabonetes, velas, graxa dos sapatos, tintas, etc. Também ficamos a saber porque é que não se devia pôr o óleo no lixo, nem na banca da cozinha. Não se deve deitar no lixo porque quando for para um aterro sanitário vai formar um gás (metano) vinte vezes mais tóxico que o dióxido de carbono e não se deve pôr na banca da cozinha por duas coisas: uma porque pode entupir os canos e outra porque vai complicar o processo de tratamento das águas na ETAR(estação de tratamento de águas residuais). Apenas se pode colocar óleo no oleão; azeite  ou óleo de motor ou lubrificantes não se devem colocar.
                Os passos para por óleo no oleão são quatro: arrefecer o óleo pô-lo numa garrafa, fechá-lo num saco de plástico e colocá-lo no oleão.         
                                                                                                     Texto produzido pela Carolina Horta

Passarinho na gaiola- uma experiência

        Hoje fizemos uma experiência de ilusão de óptica, chamada «passarinho na gaiola». Realizou - se deste modo: numa folha de papel, cortámos dois círculos iguais. A seguir, desenhámos um pássaro num círculo e uma gaiola no outro (a gaiola tem de ser ligeiramente maior que o passarinho, para o truque funcionar). Colámos o pássaro e a gaiola em posições invertidas, costas com costas.Depois, com um compasso, fizemos dois furos dos dois lados da gaiola e passamos uma linha em ambos os furos de ambos os lados dando um nó em cada ponta da linha. Segurando o fio pelos nós, com o disco pendurado, fizemo-lo girar até o fio ficar bem torcido. Puxamos firmemente o fio, fazendo-o girar muito depressa. Então vimos o passarinho na gaiola. Isso acontece porque, quando vemos uma imagem, ela demora um décimo de segundo a desaparecer, e como o círculo roda muito rápido, o cérebro não as consegue separar e por isso, em vez de ver duas imagens, vê apenas uma: o passarinho na gaiola.              
Texto construído pela Eva




Franclim





07/02/12

Criar azulejos e frisos... construir painéis é uma delícia

Palavras para quê. basta olhar as criações dos artistas do 4.º ano.
Como eles se empenharam... 
E pensar que no início do trabalho com o compasso houve choro e vontade de desistir...A régua e o compasso são instrumentos diários de trabalho e é gratificante ver como eles evoluíram.
SEGREDO: PERSISTÊNCIA, TREINO, ESFORÇO, RIGOR, VONTADE

Carolina Horta
 
Flávia



Gonçalo Pinho


Gonçalo José

Nuno


Sofia Escudeiro

Maria Carolina


Vitor

Beatriz

Carlos Daniel


Fábio

Inês




 
Tomás


Ruben



Sofia Gomes
 

Eva



Santiago

Franclim

06/02/12

Visita ao Jornal Notícias

Os alunos do 4.º ano da EB do Furadouro e os alunos do 4.º ano da EB de Habitovar uniram esforços e realizaram uma viagem em conjunto ao Jornal de Notícias, no Porto. Foi uma visita interessante, embora estivessem à espera de participarem mais e verem ao vivo como se faz um jornal. No entanto, valeu a pena.

No dia 1 de fevereiro a nossa turma em conjunto com a turma do quarto ano da escola da Habitovar, foi visitar o Jornal de Noticias, ao Porto. Fomos de autocarro e cada menino pagou 3,50, no total gastamos 70 euros.

            Na viagem passamos na ponte de Arrábida sobre o rio Douro. Também passamos pelo Palácio de Cristal onde se encontrava uma exposição sobre dinossauros. Atravessamos a avenida dos Aliados e vimos muitos edifícios altos e muitos antigos, cujas fachadas eram de granito. No cimo da rua, era o edifício da Câmara Municipal do Porto. Gostamos de ver a Torre dos Clérigos, o Tribunal, o Teatro Serva Trupe e o Hospital de St. António.

            Nas instalações do JN estivemos na sala media-lab. Vimos um vídeo sobre a evolução do Jornal até 1889e o segundo sobre como é feito um jornal. Também aprendemos muitas coisas: quando começou a ser publicado só tinha 4 páginas e custava 10 reais. 

            O JN é um jornal diário e generalista porque trata de todos os assuntos, e a primeira página do jornal tem sempre assuntos de desporto, política, sociedade, economia e segurança. A redação do jornal está aberta 24h por dia. Quando há uma notícia de última hora importante, o fecho da edição é  mais tarde durante o dia, quando há pouco trabalho, os jornalistas telefonam aos bombeiros, á polícia, ao INEM e aos hospitais para saber se há acontecimentos que mereçam ser publicados. O piquete da noite faz a mesma coisa de 2 em 2 h.
            O jornal é todo feito no computador e depois é enviado para a gráfica (Maia e Lisboa) para ser impresso.  







03/02/12

Projeto cadeiras de ovar


O projeto «Cadeiras de Ovar» têm captado um interesse e envolvimento crescente dos alunos, desde o início do ano. Este projeto motivou a visita de estudo realizada a Ovar, ao ateliê de restauro e conservação do azulejo e a visita às inúmeras casas revestidas nas suas fachadas principais com paineis azulejares de inegável  beleza policromática.
A Mariana criou um painel de azulejos muito interessante para decorar uma das cadeiras em cartão e todos os alunos criaram um friso para funcionar como moldura. Todos votaram para selecionar o mais bem conseguido.O friso da Mariana e do Gonçalo Pinho foram os mais votados.

No final do mês de março concluimos todos os trabalhos do projeto. Ficamos muito orgulhosos e valeu a pena todo o trabalho que realizamos. Brevemente poderemos vê-las na exposição que estará patente na Biblioteca de Ovar, na Câmara Municipal e...