19/03/11

O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março. Foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999.[1] O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.
No âmbito da comemoração deste dia e da semana da leitura, construímos, em grupos de 2 ou 3, quadras com os nomes dos nossos colegas da turma do 1.º ano. Gostamos muito de fazer este trabalho.
Também estamos a ler poesias com eles para apresentarmos à população,  na avenida central do Furadouro, na quarta-feira, dia 23.

A ondinha do Furadouro
Diz que não gosta da Filipa
Mas eu digo que é mentira
Ela deu-lhe uma tulipa.

A ondinha do mar alto
Diz que não gosta do Filipe
Mas eu digo que é mentira
Porque ela emprestou-lhe o jipe.

A ondinha da maré baixa
Diz que não gosta do Quico
Mas eu digo que é mentira
O nome dele é Francisco.

A ondinha do Algarve
Diz que não gosta da Inês
Mas eu digo que é mentira
Elas jogam sempre xadrez.

A ondinha do Japão
Diz que não gosta do João
Mas eu digo que é mentira
Eles comem juntos melão.

A ondinha da nossa ria
Diz que não gosta da Lara
Mas eu digo que é mentira
vão as duas brincar com a Sara.

A onda cristalina
Diz que não gosta da Laura
Mas eu digo que é mentira
Ela confundiu-a com a Isaura.

A ondinha teimosa
Diz que não gosta do Samuel
Mas eu digo que é mentira
Ela ofereceu-lhe um avião de papel.

A ondinha mentirosa
Diz não gostar da Eduarda
Mas eu digo que é mentira
Ao lanche elas partilham a mostarda.

A ondinha rabugenta
Diz que não gosta do Rafael
Mas eu digo que é mentira
Eles pintam com o pincel.

A ondinha mal disposta
 Diz que não gosta da Mariana
 Mas eu digo que é mentira
Vão no Verão, à pesca, de cana.

A ondinha endiabrada
Diz que não gosta da Maria
Mas eu digo que é mentira
Elas deram bons mergulhos na ria.

A ondinha barulhenta
Diz que não gosta do Rui
Mas eu digo que é mentira
Juntos vêem o Ratatui.

1 comentário:

DANIEL disse...

O TRABALHO DA ONDINHA FOI EXLENTE.