A nossa turma foi convidada pelo museu de arte sacra e pelo atelier de conservação e restauro do azulejo da Câmara Municipal de Ovar a participar numa atividade na cidade.
Iniciamos a visita no museu de arte sacra onde aprendemos muitas coisas: A partir da segunda metade do séc. XIX, os emigrantes regressados do Brasil começaram a usar azulejos nas fachadas das suas casas. Algumas casas também tinham no cimo balaustradas, jarrões, pinhas, elementos cerâmicos (jarrões, estátuas a representar virtudes como a bondade ou sentimentos como a amizade) e registos que eram imagens a representar as convicções e fé dos seus donos. No museu de arte sacra também vimos uma exposição de imagens que são usadas na procissão dos terceiros franciscanos e aprendemos que esta procissão é a única no país que ainda se realiza todos os anos. Ficamos orgulhosos! Entre os santos vimos o S. FRancisco que dedicou a sua vida aos pobres. As imagens pareciam reais.
Além desta exposição realizamos uma caça ao tesouro com um mapa, em que tivemos de responder a várias perguntas sobre Ovar; construimos uma flor com massa de modelar e encontramos finalmente o tesouro no atelier.
Para finalizar, por grupos, construimos um friso muito bonito, usando a técnica da estampilhagem.
Esta visita foi importante porque conhecemos melhor a nossa cidade, a sua gente, os seus valores, a sua cultura, o seu passado.
Agradecemos à ra. Isabel Ferreira, à Dra. Sofia que nos acompanharam e ao Gil que com muito trabalho fez as estampilhas para a estampilhagem dos azulejos.